Projeto Tiro Limpo – 2ª Etapa – 2021

Projeto Tiro Limpo - 2ª Etapa - 2021

Aconteceu entre 27 de abril e 02 de maio de 2021, a 2ª fase do treinamento da Equipe Alagoana de Fossa Olímpica, relativa ao projeto Tiro Limpo.

O projeto consiste em uma preparação da Equipe Alagoana para participação do Campeonato Brasileiro de Tiro Olímpico, realizado pela CBTE, nos Campeonatos Light (on line) e Campeonatos Brasileiro de Excelência, bem como no Campeonato Brasileiro Interclubes.

Nossos atletas são acompanhados pelo nosso auxiliar técnico e atleta Napoleão Barbosa e, a cada dois meses, pelo atleta e técnico Roberto Schmits, além do acompanhamento nas etapas presenciais (excelência), realizadas pela CBTE em vários clubes do país. O objetivo desse projeto é a formação de atletas olímpicos, com parceria com a MHSConsult, Comitê Brasileiro de Clubes, SELAJ, FALT-Federação Alagoana de Tiro.

São 06 dias de pura imersão no tiro ao prato olímpico, onde o técnico Roberto repassa todos os seus ensinamentos e experiências aos atletas, desde a postura inicial, técnica, controle emocional, ensinando-nos a atirar, competir e ser campeões.

Os atletas já demonstram evolução tanto no aspecto técnico/tático como psicológico/emocional, já alcançando resultados expressivos nas competições, como foi o caso ocorrido na etapa de excelência que ocorreu em Curitiba-PR, em abril deste ano, onde nosso atleta, Ailton Patriota, ficou em 3º lugar na competição (Classe B).

cato-ailton-2-etapa-excelencia-2021

Na 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro Light (on line), competição que ocorre em todos os clubes do Brasil, concomitantemente, que se encerrou dia 30/04/2021, os resultados foram maravilhosos, com o primeiro lugar da equipe feminina e o primeiro lugar na Etapa (Campeão da 4ª Etapa), novamente do atleta José Ailton Patriota, bem como o 4º lugar por equipe masculina, além de outros resultados expressivos de nossos atletas em outras categorias.

cato-equipe-feminina-1-lugar-abril-2021

Equipe Feminina do CATO – da esquerda para direita: Waneska Oliveira, Thaíse Christoni, Daiana Camaz

Dos 121 atletas inscritos nesta competição, Alagoas teve um total de 20 inscritos, ou seja, 16% dos participantes, sendo o Clube Alagoano de Tiro Olímpico o clube que mais colocou atletas nesta competição, o que demonstra que a parceria realizada com a SELAJ – Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude do Estado de Alagoas e a FALT – Federação Alagoana de Tiro, através do projeto de fomento, ajudou nosso clube a modificar suas instalações esportivas, com a aquisição de máquinas automáticas para que os atletas alagoanos pudessem competir de igual para igual com todo o Brasil.

É importante frisar que o CATO – Clube Alagoano de Tiro Olímpico é parceiro do Comitê Brasileiro e Clubes – CBC e traz em seu uniforme a logomarca de clube formador de atletas.

Outra parceria que não devemos esquecer é com a MHSConsult, representante da Cia Brasileira de Cartuchos-CBC para nossa região que, através do seu consultor, Marden Santos, não mede esforços para ajudar o clube com o pagamento de parte do investimento com o técnico da equipe Roberto Schmits, proporcionando aos atletas a evolução técnica que tanto almejamos.

Depoimentos:

“O projeto Tiro Limpo realizado pelo CATO, é um projeto inovador e pioneiro e que vai dar muitos frutos ao Clube e Estado de Alagoas, a evolução dos atletas nesses primeiros 04 meses de projeto é nítido. Quando você imagina que nossa equipe feminina que, com 04 meses de treinamento apenas, já conseguiu o primeiro lugar, bem como os resultados dos nossos outros atletas, é de se emocionar e, quem conhece do esporte, sabe que, com certeza, seremos muitos felizes…Tem tudo para dar certo!!!!!!” (Ailton Patriota)

“Impossível esse projeto não dar certo, eu me sinto cada vez mais preparado. Sair do zero e já estar tendo resultado, isso está me deixando muito feliz….” (Pedro Monteiro, atleta junior)

“Muito feliz com a evolução de todos os atletas. 04 meses de preparação e já vemos um grande desempenho de todos! Isso vai gerar muitos frutos!” (Roberto Schmits)

“Voltei a ter prazer de atirar… É um desafio, na minha idade voltar a treinar e competir em alto nível… show de bola!!!.” (Guido Wanderley)

“Alagoas vai voltar a figurar no cenário mundial e ‘segure a peteca’. O Véio está voltando.” (Napoleão Barbosa)