Clube

Clube - Clube Alagoano de Tiro Olímpico

HISTÓRICO DO TIRO ESPORTIVO e do CATO – CLUBE ALAGOANO DE TIRO OLIMPICO

O tiro esportivo em Alagoas inicia no final dos anos 70 com a união de um grupo de militares a alguns civis para criar o primeiro clube, na época usaram como sede o stand da Policia Militar, no Trapiche, onde hoje funciona o Colégio Tiradentes da Policia Militar de Alagoas.

Como todo inicio houve vários obstáculos a serem enfrentados, entre eles a falta de estrutura das primeiras instalações, a deficiência técnica dos atiradores, e, ainda, o equipamento, que era bastante aquém ao desejado para aquele tempo.

Mesmo com dificuldades os nossos melhores atletas foram ao seu primeiro Norte/Nordeste 1978, na cidade do Recife, e, embora não podendo mostrar muito do seu potencial, entraram em contato com novos equipamentos e autoridades esportivas, onde conheceram o tramite necessário para aquisição de novas armas e o que seria necessário para melhoria do tiro esportivo em Alagoas.

A partir desse momento o clube passou por uma fase bastante próspera, com a ajuda e empenho dos sócios, o que era inicialmente um grupo de dez boxes para tiro a 25m, se transformou em dois grupos de alvos móveis de cinco boxes cada, onde se praticava quase todas as modalidades olímpicas de arma curta, cinco boxes para pratica do tiro de carabina a 50 metros, onde também podia se praticar a modalidade pistola livre e ainda um stand de tiro de ar comprimido, composto por dez boxes, tendo ainda o clube máquina de recarga de munição para atender os sócios, e um conjunto de armários de alta segurança para guardar as armas daqueles que pretendessem deixá-las no próprio clube.

Não podemos deixar de falar naquela que foi a mais itinerante das modalidades de tiro em Alagoas, o tiro ao prato, em 1982, alguns interessados na prática desta modalidade fizeram as primeiras tentativas de construir uma pedana, em uma propriedade rural nas proximidades do Benedito Bentes, na época esse bairro nem existia. Porém com surgimento de vários interessados no tiro em movimento, partiu-se para um espaço melhor, um terreno próximo ao  Aeroporto, e deste fomos para Coqueiro Seco.

Embora o tiro ao prato enfrentasse dificuldades de implantação as outras modalidades de tiro iam muito bem, tendo nesta época atingido seu auge com vários atiradores medalhados nos torneios Norte/Nordeste, como também participando de diversos Brasileiros de Tiro. No fim de 1986 a inicio de 1987 o clube ficou impossibilitado de usar as cômodas instalações que tinha ajudado a edificar no stand da Polícia Militar, passando o tiro alagoano por um momento muito difícil, pois, se encontrava sem local para prosseguir treinamentos e competições.

No segundo semestre de 1987 foi criado o CATO-Clube Alagoano de Tiro Olimpico, com sede em Marechal Deodoro, onde foi edificada uma nova estrutura, que chegou a contar com estande para tiros de arma curta e carabina, oito pista para IPSC, local para tiro de fuzil há 200m, e pedanas de fossa olímpica, fossa doublé, trap, e skeet, lá funcionando plenamente até o ano 2000.

Os feitos dos atletas foram grandiosos nesse período, tendo nossas equipes tanto de bala quanto de prato conseguido vários títulos N/Ne individuais e por equipe, com alguns destaques no tiro ao prato pois foram trazidos dez títulos individuais de campeão e dois atletas chegaram a equipes brasileiras.

Após essa fase ficamos mais uma vez sem sede, o que causou uma certa dispersão entre os sócios. Com a formação de uma nova diretoria mais uma vez passamos a utilizar a estrutura da Policia Militar, desta vez no Quartel da Cavalaria, em Bebedouro, que com o espaço reduzido e a estrutura insuficiente restringiu bastante as modalidades há serem praticadas, nos deixando de fora da maior parte dos eventos de nível regional e nacional.

Atualmente nos encontramos em um novo momento com a contratação de duas novas áreas, uma em Ipioca foto A, bairro ao norte de Maceió, onde localiza-se as pendanas olímpicas e outra no distrito de Tabuba, Barra de Santo Antonio-Al, onde está sendo construído nosso stand definitivo, com previsão de entrega em dezembro de 2020, conforme figura B.

Figura A                                          Figura B